Campo Grande, MS, Brasil - 30 de maio a 3 de junho de 2011.

Mensagem dos Coordenadores do WPEIF

Download do Livro


A Internet cresceu e evoluiu muito desde suas origens em 1969, transformando a sociedade, as economias, os negócios. Apesar do seu inegável sucesso, a tecnologia da Internet tem mostrado suas limitações diante dos cenários atual e, principalmente, futuro que se apresentam.

Preocupados com a perenidade da Internet e com sua capacidade de adaptação perante estes novos desafios, partiram de pesquisadores mundo afora, em particular nos Estados Unidos, na Europa e no Japão, iniciativas que buscam estudar e conceber novas arquiteturas e tecnologias para a Internet do Futuro, a partir de abordagens tanto evolutiva quanto revolucionária.

O WPEIF é uma tentativa de chamar este tema à atenção da comunidade brasileira de redes de computadores e sistemas distribuídos, de discutir uma agenda de pesquisa e desenvolvimento para o país em assuntos relacionados, e de promover articulações nacionais e internacionais para explorar de forma sinérgica as oportunidades científicas e tecnológicas inéditas que o tema oferece ao país.

Além de incluir quatro sessões técnicas, a programação do WPEIF II se encerra com um painel onde serão debatidas as ações realizadas e os avanços obtidos pela comunidade nos últimos doze meses desde o WPEIF I, bem como propostas de novas ações e articulações nacionais e internacionais. Em duas das sessões técnicas serão apresentados os oito artigos selecionados em chamada aberta, que tratam de propostas e resultados preliminares de pesquisa científica e tecnológica obtidos em projetos isolados. As outras duas sessões técnicas terão caráter mais informativo e serão baseadas em apresentações convidadas, dando uma visão geral de algumas iniciativas européias bem sucedidas e, em particular, das duas propostas de projeto em temas relacionados à Internet do Futuro que foram selecionadas para financiamento através das chamadas coordenadas Brasil-Europa em TIC realizadas conjuntamente pelo CNPq, pelo lado brasileiro, e pela Comissão Européia, pelo lado europeu.

Gostaríamos de agradecer aos autores pelo interesse no evento e pela qualidade dos trabalhos submetidos, aos membros do comitê técnico de programa pela qualidade das revisões e ao coordenador de workshops e ao coordenador geral do SBRC pela confiança em nós depositada e pelo apoio na organização do WPEIF.


Marcos Rogério Salvador
Michael Anthony Stanton
Coordenadores do WPEIF 2011
 

Organização

  • FACOM-UFMS
  • UFMS

Promoção

  • SBC
  • LARC

Transportadora Oficial

  • Transportadora Oficial

© SBRC 2011. Todos os direitos reservados. ISSN 2177-496X