Campo Grande, MS, Brasil - 30 de maio a 3 de junho de 2011.

Mensagem do Coordenador do WTF

Download do Livro


O Workshop de Testes e Tolerância a Falhas chega à sua décima segunda edição. Ele tem representado, desde sua primeira edição em 1998, um fórum nacional importante para a troca de idéias, discussão e avaliação de projetos teóricos e práticos em sua área de concentração.

A programação do XII WTF inclui 6 artigos completos selecionados pelo Comitê de Programa e duas palestras convidadas. Na primeira sessão os artigos tem seu principal foco em testes e na segunda sessão o foco principal é a tolerância a falhas em sistemas sujeitos a falhas arbitrárias (bizantinas). Em complemento as sessões técnicas ocorrerão as palestras convidadas, que tratam de temas atuais associados a consenso, uma abstração importante para a construção de sistemas tolerantes a falhas. A primeira, ministrada pela Profª. Fabíola Greve (UFBA) abordará as condições necessárias para o estabelecimento de consenso em ambientes móveis. Na segunda palestra, o Prof. Miguel P. Correia (IST/UTL, Lisboa) abordará o uso de aleatorização para permitir que consenso seja implementado em sistemas conectados por rede sem fio sujeita a falhas dinâmicas. É gratificante constatar que o programa do XII WTF reflete a preocupação dos pesquisadores brasileiros em manterem projetos e pesquisa compatível com o desenvolvimento mundial da área de Tolerância a Falhas.

Gostaria de agradecer a todos os membros do Comitê de Programa pelo seu compromisso em retornar avaliações de qualidade em um prazo justo. Sem a pronta atuação de cada membro o WTF não teria acontecido. Agradeço de forma especial os membros do Comitê Gestor da Comissão Especial de Tolerância a Falhas (CE-TF) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), eles sempre estiveram prontos para conversar sobre a melhor forma de organizar o Workshop. Finalmente, gostaria de agradecer aos organizadores do SBRC 2011 pelo excelente apoio oferecido aos coordenadores dos Workshops associados ao Simpósio pela organização do SBRC.


Luiz Eduardo Buzato
Coordenador do WTF 2011
 

Organização

  • FACOM-UFMS
  • UFMS

Promoção

  • SBC
  • LARC

Transportadora Oficial

  • Transportadora Oficial

© SBRC 2011. Todos os direitos reservados. ISSN 2177-496X