Campo Grande, May 29, 2017 Change language
Follow us on Twitter Subscribe via  RSS Feed

Full Schedule

Panel 1

Title: Redes para Experimentação e Internet do Futuro
Moderators: Michael Stanton
Panelists: Marcos Salvador (CPqD), Antonio Jorge Abelem (UFPA), José Augusto Suruagy Monteiro (UNIFACS), Serge Fdida (University Pierre and Marie Curie, France) e Thanasis Korakis (University of Thessaly, Greece)
Schedule: May 31 - 04:00pm to 06:00pm (together with WRNP)
Resume: O binômio Internet do Futuro (IF) e Ambientes para Experimentação assume importância crescente nos últimos tempos. A IF resume uma tentativa em frente ampla de procurar novos rumos tecnológicos para a Internet de hoje, que sofre de diversas limitações oriúndas da sua arquitetura básica, que já tem mais de 30 anos. A procura destes rumos se intensificou a partir de 2005 e já envolve pesquisadores em vários países, inclusive Brasil. Ao mesmo tempo, reconheceu-se as dificuldades de validar novas propostas para a Internet devido a sua grande escala. Estas dificuldades tendem a limitar as modificações possíveis de investigar experimentalmente, e é comum caracterizar isto como o engessamento ("ossification") da Internet, resistente a mudanças. Este painel discutirá iniciativas para possibilitar quebrar estas barreiras à validação experimental, através da construção de ambientes para experimentação de novas propostas para a Internet. Nesta atividade se destaca a colaboração de grupos e comuniudades de pesquisadores ao nível internacional, e o papel das redes de pesquisa no apoio aos seus trabalhos.

 

Panel 2

Title: Agenda Brasileira de PD&I para Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos
Moderators: Luciano Paschoal Gaspary
Panelists: Carlos Ferraz (CESAR), Edmundo de Souza e Silva (UFRJ), Lisandro Zambenedetti Granville (CTIC/RNP) e Virgílio Fernandes de Almeida (SEPIN/MCT)
Schedule: June 1 - 11:00am to 12:30pm
Resume:
 Neste painel serão discutidas questões ligadas à sistematização e consolidação de uma agenda brasileira de PD&I para Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos. Formado por representantes da academia, da indústria e de governo, o painel buscará responder algumas questões-chave como: Que propostas concretas existem na direção de formulação de uma agenda brasileira de PD&I para Redes e Sistemas Distribuídos? Dada a diversidade de interesses da comunidade, como conciliar e integrar os esforços de PD&I em uma agenda comum? Como cada segmento - por exemplo, academia, indústria e governo - pode concretamente contribuir com essa agenda? Quais seriam os principais itens de ação para operacionalizá-la?

  

Panel 3

Title: Computação na Nuvem para Governo Eletrônico: Desafios e Perspectivas
Moderators: Francisco Brasileiro e Antonio Tadeu Gomes
Panelists: Luis Claudio Pereira Tujal (SERPRO), Delfino Natal de Souza (SLTI/MPOG), Lisandro Granville (CTIC/RNP) e Wagner Meira Jr. (UFMG)
Schedule: June 2 - 06:00pm to 07:00pm
Resume:
O governo brasileiro, por meio do SERPRO, da DATAPREV e da TELEBRAS, pretende implantar um serviço privado de computação na nuvem para atender demandas de TIC do governo. Essa ação prevê grande sinergia com a academia em parcerias de P&D. Neste painel representantes dessas empresas e de outros setores do governo que atuam na normatização das atividades de TIC, além de representantes da academia vão apresentar os principais objetivos dessa empreitada, e discutir desafios e perspectivas relacionadas ao tema.

 

 


 

Organization

  • FACOM-UFMS
  • UFMS

Promotion

  • SBC
  • LARC

Official Air Carrier

  • Official Air Carrier